Lula defende equilíbrio no comércio com Gâmbia

09/08/2005 - 18h24

Brasília, 9/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse durante almoço em homenagem ao presidente de Gâmbia, Yahya Jammeh, que para expandir o intercâmbio entre os dois países é preciso "trabalhar para dar maior equilíbrio ao comércio bilateral". Hoje, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores, "o comércio entre os dois países é modesto do ponto de vista brasileiro, mas significativo para Gâmbia, que tem no Brasil seu quarto maior fornecedor". Em 2004, o intercâmbio alcançou cerca de US$ 30 milhões.

Lula destacou como promissores entre os dois países os negócios nos campos aeronáutico, agrícola e do turismo. Segundo o presidente, a presença da comitiva de Gâmbia no Brasil "reforça a expectativa de que as relações econômicas bilaterais estarão mais fortes". Jammeh é o primeiro chefe de Estado daquele país a visitar o Brasil.

Para o presidente brasileiro, os três acordos firmados hoje entre os dois países são um "importante passo" no sentido de aprofundar as potencialidades. O primeiro deles é um acordo de cooperação técnica que trata das normas a serem cumpridas em projetos comuns a serem firmados no futuro. O segundo refere-se à criação de uma comissão mista Brasil-Gâmbia, com o objetivo de diversificar as relações de cooperação. E o terceiro trata de cooperação na área de esportes.