Lula assina acordo que cria Comissão Mista de Cooperação Brasil-Gâmbia

09/08/2005 - 15h08

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os governos do Brasil e da Gâmbia firmaram hoje (9) três acordos de cooperação em decorrência da primeira visita do presidente gambiano, Yahya Jammeh, ao país. Lula recebeu Jammeh no Palácio do Planalto no início desta tarde.

O primeiro acordo trata do intercâmbio de programas, técnicas, informações e bolsas de estudo na área esportiva. O documento tem validade de três anos e pode ser prorrogado por igual período.

O segundo cria a Comissão Mista de Cooperação Brasil-Gâmbia, que vai buscar e orientar a cooperação nos setores econômico, científico, tecnológico e cultural. As reuniões serão realizadas a cada dois anos, nas capitais dos dois países (Brasília e Banjul), alternadamente. O prazo da comissão é de cinco anos e pode ser renovado por igual período.

O último acordo prevê as regras e normas que o Brasil e o país africano deverão obedecer em futuros projetos comuns. A validade do acordo é de cinco anos, com prorrogação de igual duração.

Os acordos fazem parte da estratégia do governo do presidente Lula de aproximar o Brasil da África. O comércio com a Gâmbia ainda é inexpressivo para o Brasil. As exportações somaram US$ 30,947 milhões e as importações US$ 4,438 milhões no ano passado, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O governo gambiano tem interesse na agricultura, ciência, tecnologia e indústria aeronáutica brasileiras. Está prevista uma apresentação sobre a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para a comitiva do presidente Jammeh.