Ibase lança projeto Conversas com Betinho

09/08/2005 - 16h35

Rio, 9/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) anunciou hoje (9), dia quem se completam oito anos de morte do sociólogo Herbert de Souza, o projeto Conversas com Betinho. Até novembro, quando Betinho faria 70 anos, serão realizadas diversas atividades, como lançamento de filmes e publicações, seminários, caravanas em escolas e debates.

O projeto tem por objetivo discutir com a sociedade questões atuais que foram tratadas por Betinho. A ética na política, a reforma agrária, o combate à fome, a aids e a cidadania.
"Só a participação cidadã é capaz de mudar o país", costumava dizer o sociólogo Betinho, ao defender maior presença da sociedade civil nas ações de governo para a construção de um país mais justo.

Na opinião de Maurício Andrade, atual coordenador da "Ação da Cidadania", organização não governamental (ONG) criada por Herbert de Souza, o sociólogo entendia que, se cada cidadão fizesse a sua parte, o Brasil seria um país melhor.

Andrade, que conviveu com Betinho, acompanhando-o em diversas atividades, disse que uma das atitudes marcantes de Herbert de Souza "foi resgatar e apontar a importância da participação da sociedade civil na construção da própria cidadania".

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, outra característica marcante de Betinho era ser um grande estrategista social, "uma pessoa que conseguia visualizar formas de transformação da sociedade civil". Andrade citou a criação da "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida" como exemplo dessa capacidade de juntar a sociedade civil organizada com a cultura e a mídia para envolver todos num projeto de cidadania.

Ele disse que o projeto "Conversas com Betinho", com uma programação de atividades voltadas para a obra do sociólogo Herbert de Souza, é importante para o atual momento do país.
A programação completa do projeto "Conversas com Betinho" pode ser acessada no site www.conversascombetinho.org.br.