Conselho paulista de economia lança campanha pelo crescimento sustentado

09/08/2005 - 18h11

Érica Sato
Da Agência Brasil

São Paulo – A defesa do crescimento econômico sustentado é tema de uma campanha publicitária estadual lançada hoje pelo Conselho Regional de Economia do estado de São Paulo (Corecon-SP). A campanha irá a público no dia 13, data em que se comemora o Dia do Economista, e incluirá cartazes afixados no Metrô, outdoors e painéis nas principais vias da capital, além de encartes em revistas.

As peças de divulgação trazem o globo da bandeira do Brasil, com a expressão "Crescimento Sustentado" em lugar da frase "Ordem e Progresso". O texto da campanha diz: "Promover o crescimento sustentado: um dos objetivos da atuação dos economistas. Aspiração de toda a sociedade brasileira".

Nas palavras do presidente do Corecon-SP, o economista Heron do Carmo, o crescimento sustentado é "um crescimento com harmonia, sem inflação, em que sejam mantidas as instituições democráticas. E é um crescimento que leva a melhora das condições sociais da população, no qual gradualmente a questão da desigualdade social seja resolvida".

Do Carmo acredita que este é o momento de avançar em reformas para consolidar o processo de crescimento de país. "O fundamental no momento seria uma mudança na atuação dos governos, aumentando o investimento e reduzindo os gastos de custeio. Naturalmente, nós precisamos avançar quanto à reforma tributária, para tornar mais eficiente o sistema tributário, e também tornar mais eficientes os programas sociais", afirma.

O economista observa que as perspectivas de crescimento do país são as maiores desde os anos 80 e pede um maior empenho do governo. "Crescer 3%, na situação atual, permite que nós possamos crescer um pouco mais lá na frente, desde que, naturalmente, haja uma participação mais efetiva do governo ampliando os investimentos públicos", disse.