Câmara homenageia Pastoral da Terra e sociólogo Florestan Fernandes

06/08/2005 - 11h34

Brasília - A Câmara dos Deputados homenageia na próxima semana a Comissão Pastoral da Terra (CPT), pelos 30 anos de fundação, e o sociólogo Florestan Fernandes, que morreu há 10 anos, em São Paulo. Também serão realizadas sessões em homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus, aos 50 anos de instalação do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, aos advogados brasileiros e à campanha educativa "Câncer de mama, fique de olho".

A sessão em homenagem à CPT será segunda-feira (8), às 10 horas, em iniciativa de autoria dos deputados petitas Paulo Rubem Santiago (PE) e Luci Choinacki (SC). Na terça-feira (9), às 9 horas, a Câmara homenageia a Igreja Universal do Reino de Deus.

Ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e espalhada por todo o país, a CPT tem como principais bandeiras de luta a tríade "Terra, Água e Direitos", defendendo a causa dos camponeses e o cumprimento dos direitos humanos, entre eles o direito à terra e ao trabalho. A entidade é presidida pelo bispo Dom Tomás Balduíno e tem sede em Goiânia.

O sociólogo, professor e deputado Florestan Fernandes será homenageado em sessão prevista para as 9 horas de quarta-feira (10), por iniciativa do deputado Ivan Valente (PT-SP). Com mais de 50 obras publicadas, Florestan Fernandes foi mestre de sociólogos como Octavio Ianni e o
ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Cassado com base no AI-5, em 1969, deixou o país e lecionou nas universidades de Columbia (EUA), Toronto (Canadá) e Yale (EUA). Voltou ao Brasil em 1972 e passou a lecionar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Não se reintegrou à Universidade de São Paulo (USP), da qual recebeu o título de professor emérito em dezembro de 1985. Ligado ao Partido dos Trabalhadores desde sua fundação, o sociólogo exerceu dois mandatos de deputado federal.

Com informações do site do PT