Vendas da indústria aumentam em junho, revela CNI

04/08/2005 - 13h22

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nos seis primeiros meses do ano, as vendas da indústria brasileira aumentaram 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números estão na pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento também aponta para um melhor desempenho do setor industrial em junho, se comparado com os números de maio e com os de junho do ano passado.

As vendas aumentaram 1,53% em relação ao mês de maio enquanto os salários cresceram 0,46% em relação ao mesmo período. O levantamento, feito mensalmente junto a 3.000 empresas, apresenta índices positivos no que diz respeito às vendas industriais, ao emprego, às horas trabalhadas, aos salários pagos e à utilização da capacidade instalada.

Segundo o estudo, a atividade industrial não mostra tendência de crescimento forte, como o que se observou em 2004, mas um crescimento tímido. Mesmo assim, isso significa o fim da tendência de queda dos primeiros meses de 2005.

De acordo com o economista Flávio Castelo Branco, coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI, a variação positiva se deve, em grande parte, ao crescimento significativo das exportações e da demanda interna.