Ministro destaca retomada de investimentos no ensino superior

04/08/2005 - 15h42

Recife, 04/08/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou hoje (4) que o campus do Agreste, uma extensão da Universidade Federal de Pernambuco no município de Caruaru, já tem assegurados recursos de R$ 9,5 milhões da União. Haddad deu a informação durante encontro com o reitor da universidade, Amaro Lins, na sede da Reitoria.

Ele disse que o núcleo, a ser construído em um terreno doado pela prefeitura, vai oferecer 580 vagas a partir de março do próximo ano, em cinco cursos: administração, ciências econômicas, design, pedagogia e engenharia. Haddad informou que se encontra em fase de estudo no MEC o projeto que cria um centro de ensino superior em Vitória de Santo Antão, a 53 quilômetros de Recife.

O ministro destacou que a política de levar as instituições de ensino superior para o interior dos estados brasileiros vai beneficiar mais quatro universidades, incluindo 36 pólos de oferta de educação superior. Segundo ele, o Brasil, que passou toda a década de 90 sem criar nenhuma universidade, só retomou os investimentos no ensino superior a partir de 2002.

"Agora estamos fazendo um movimento importante para que as políticas educacionais tenham um ciclo virtuoso de expansão básica e superior", enfatizou. Haddad reconheceu que atualmente há um problema de defasagem salarial na remuneração do corpo docente e prometeu se empenhar, para atender as reivindicações da categoria. "Três ou quatro possibilidades de aumento estão sendo discutidas. Vamos levar à mesa de negociação do Ministério do Planejamento", afirmou.

O ministro disse que aproveitou a visita a Recife para que o governador Jarbas Vasconcelos incentive a bancada de seu partido, o PMDB, votar a favor da emenda constitucional que cria o Fundo da Educação Básica (Fundeb), em tramitação há dois meses no Congresso Nacional. De acordo com Haddad, a iniciativa vai representar investimentos da União de R$ 4,3 bilhões nos estados do Nordeste.

No início da tarde, durante a segunda reunião ordinária do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), o ministro apresentou as estratégias que vão nortear a Política Nacional de Educação, com ênfase no Fundeb.

Os participantes do Consed vão debater, até amanhã (5), questões como a gestão escolar, o Prêmio Educar para Igualdade Racial e a agenda de trabalho para o período 2005/2006.