Governo vai assegurar compra do biodiesel produzido por agricultor familiar, diz presidente

04/08/2005 - 15h25

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou hoje (4) que o governo federal vai assegurar a compra do biodiesel produzido por agricultores familiares. Segundo o presidente, a medida foi tomada ontem, por meio de resolução do Conselho Nacional de Política Energética.

"A partir de agora, todo biodiesel possuidor do selo social fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário terá a compra garantida através de chamada pública por preços que remunerem adequadamente a cadeia produtiva", disse Lula, ao inaugurar a usina de biodiesel da Brasil Ecodiesel em Floriano, no Piauí.

De acordo com o presidente, o governo pretende também desonerar de impostos os produtores de biodiesel, estabelecer preços compatíveis e criar linhas de financiamento para o setor. Ele explicou que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai definir a obrigatoriedade da compra de biodiesel da agricultura familiar.

O presidente disse que o biodiesel será a próxima "revolução energética" do país. "Na hora que essa tecnologia estiver sendo adotada em escala de produção e escala de consumo, pode acabar todo o petróleo do mundo, que o Brasil vai vender biodiesel para o mundo inteiro para gerar empregos para o trabalhador rural", afirmou.