Governo só renegocia fim da greve do INSS após ouvir proposta dos servidores, afirma ministro

04/08/2005 - 20h28

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Previdência Nelson Machado participou hoje (4) de uma reunião com os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Saraiva Felipe (Saúde) e Luiz Marinho (Trabalho). Nelson Machado definiu o encontro como uma "reunião de acompanhamento da greve do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)".

O ministro afirma que a reabertura das negociações ocorrerá quando o comando de greve apresentar uma proposta intermediária entre as solicitações da classe e a disponibilidade de recursos do governo. "Fiz esse pedido há nove dias. Naquela data me coloquei a disposição para reabrir as negociações com base em uma proposta", informa.

O corte de ponto dos servidores, segundo o ministro, está mantido. Com isso, os 5,1 mil funcionários do INSS que não receberam o salário relativo ao mês de julho correm o risco também de não receber em agosto.

A paralisação do instituto já dura mais de dois meses. Os grevistas querem um reajuste unificado para toda a categoria. Já o governo ofereceu um reajuste diferenciado conforme a produtividade.