Ex-ministro português diz não ter recebido Valério como "consultor'' da presidência

04/08/2005 - 21h56

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-ministro de Obras Públicas de Portugal, António Mexia, desmentiu que tivesse recebido Marcos Valério "na qualidade de consultor do presidente do Brasil". A informação havia sido divulgada pelo jornal português Expresso. O desmentido de Mexia foi feito, nesta tarde, ao embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade.

Segundo o embaixador, António Mexia relatou que "em nenhum momento o sr. Marcos Valério Fernandes apresentou-se com qualquer título ou denominação que o vinculasse direta ou indiretamente à Presidência da República do Brasil".

As informações foram divulgadas hoje (4), em nota da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, com base nas informações passadas pelo embaixador do Brasil em Portugal.

A nota afirma, também, que o encontro entre Mexia e Marcos Valério, segundo relatou o ex-ministro, "tratou-se de visita de cortesia, de cerca de dez minutos, solicitada pelo presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa".

Mexia relata ainda, segundo a nota, que no encontro "foram tratados, de forma geral,aspectos relativos ao bom desempenho da economia brasileira, à relevância que Portugal atribui aos investimentos no Brasil e à importância da Portugal Telecom nesses investimentos".

Confira, na íntegra, a nota, divulgada pela Secretaria de Imprensa, que informa sobre a audiência entre o embaixador Paes de Andrade e o ex-ministro, António Mexia:

"1. Informo. Conforme instruções recebidas de Vossa Excelência, contatei o Dr. António Mexia, que prontamente atendeu convite para comparecer à Embaixada na tarde de hoje, 4/8, ocasião em que lhe fiz a leitura da nota emitida pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, em 3/8.

2. Sobre o tema, o Dr. António Mexia apresentou os seguintes esclarecimentos:

A) Tratou-se de visita de cortesia, de cerca de dez minutos, solicitada pelo Presidente da Portugal Telecom, Dr. Miguel Horta e Costa, que se fez acompanhar do Sr. Marcos Valério Fernandes de Souza. Mexia enfatizou não ter mantido qualquer contato anterior ou posterior a esse encontro com o Sr. Marcos Valério;

B) Na visita de cortesia foram tratados, de forma geral, aspectos relativos ao bom desempenho da economia brasileira, à relevância que Portugal atribui aos investimentos no Brasil e à importância da Portugal Telecom nesses investimentos; e

C) Em nenhum momento o Sr. Marcos Valério Fernandes apresentou-se com qualquer título ou denominação que o vinculasse direta ou indiretamente à Presidência da República do Brasil.

3. Mexia comprometeu-se a emitir ainda no dia de hoje nota pela Agência Lusa na linha das transcrições acima mencionadas, cuja cópia remeterei tão logo dele a receba. Mexia fez-se acompanhar em sua visita à Embaixada de seu então Chefe de Gabinete no Ministério de Obras Públicas, Paulo Miraldo, que também esteve presente no encontro com o Presidente da Portugal Telecom e o Sr. Marcos Valério.

Paes de Andrade, Embaixador."