Deputado do PT admite ter recebido R$ 250 mil de Valério para campanha a prefeitura

04/08/2005 - 20h02

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O deputado federal João Magno (PT-MG) admitiu hoje (4) que recebeu R$ 250 mil do empresário Marcos Valério para o financiamento de sua campanha sua campanha a prefeito de Ipatinga. "Eu recebi, através da empresa SMP&B", confirmou, ao sair da reunião da Executiva Nacional de seu partido, no centro da capital paulista.

Magno e o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), compareceram espontaneamente à reunião da Executiva para prestar esclarecimentos sobre o dinheiro recebido de Valério. João Paulo não falou com a imprensa após a reunião.

Magno disse ter levado extratos bancários e recibos que comprovam o dinheiro, que não foi declarado à Justiça Eleitoral. O deputado disse não ter cometido um crime, mas sim "um desvio contra a lei brasileira".

O deputado confirmou que pediu os recursos "através de Delúbio Soares, com o consentimento dele". E acrescentou: "Pedi, como vários parlamentares do meu partido e outras autoridades pedem".

Para ele, "infelizmente, existe uma hipocrisia no Brasil. São campanhas caríssimas e são feitas prestações de contas que às vezes não correspondem a um oitavo do que é a realidade das campanhas em todos os níveis, para prefeitos, vereadores e parlamentares".