BNDES e governo do Rio discutem repasse de verbas para expansão do metrô

04/08/2005 - 7h19

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, e a governadora do Rio, Rosinha Matheus, devem discutir hoje (4) o repasse de verbas para expansão da malha metroviária carioca. O financiamento ao metrô pelo banco está suspenso devido a uma dívida do governo fluminense.

Segundo Mantega, o BNDES já elaborou um plano para que o estado do Rio quite suas dívidas com o banco de forma facilitada. Assim, o governo poderá voltar a receber verbas para as obras do metrô.

"Eu não posso emprestar recurso para um órgão inadimplente, porque estou sujeito às penalidades da lei. Então, estamos tentando ver como tornar o estado do Rio adimplente, para poder emprestar o dinheiro, que é o que mais queremos. Nós sabemos a importância do metrô para a população. Então, estamos fazendo de tudo para viabilizar isso", afirmou Mantega, em entrevista à imprensa.

Ele disse que quer evitar que a governadora leve a questão para o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, esse caminho, escolhido pela governadora do estado, não resolverá o problema.