Rodrigues apresenta dados da agricultura brasileira ao presidente do Parlamento Europeu

03/08/2005 - 20h26

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, apresentou hoje ao presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrel Fontelles, os dados da agricultura brasileira. Em visita de cortesia, mas já com o objetivo de colher dados para as reuniões preparatórias do encontro ministerial entre representantes do Mercosul e da União Européia (UE), em setembro, em Bruxelas, Fontelles quis saber do ritmo de crescimento da agricultura no Brasil.

Rodrigues disse que a agricultura responde por 40% das exportações brasileiras, 30% do total das riquezas produzidas no país, o Produto Interno Bruto (PIB), e por um terço dos empregos formais.

Segundo o ministro, o crescimento do setor deveu-se ao aumento da produtividade nos últimos 15 anos. Rodrigues disse que isso tem explicações no uso cada vez mais intensivo de tecnologia, no comportamento do câmbio, na renegociação de dívidas velhas - formalizadas no final da década de 90 – e no aumento da oferta de crédito com taxas de juros prefixados.