Presos no Rio Grande do Sul seis fraudadores do Imposto de Renda

03/08/2005 - 16h42

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Federal prendeu hoje (3), em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, seis integrantes de uma quadrilha especializada em fraudar restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Secretaria da Receita Federal, que deu a informação no início da tarde, a quadrilha era composta por nove pessoas. Ainda falta prender três envolvidos na fraude.

A nota da Receita diz que os principais envolvidos moram nos municípios gaúchos de São Sebastião do Caí e Vale dos Sinos e que o esquema causou prejuízos de R$ 2 milhões aos cofres públicos, nos dois últimos anos. De acordo com as investigações, a quadrilha elaborava e transmitia, pela internet, declarações falsas de IR, com valores do imposto a ser restituído.

Os fraudadores declaravam supostas retenções de Imposto de Renda na fonte, referentes a empresas "inaptas ou inativas" registradas em nome de pessoas ligadas à quadrilha, e os documentos eram enviados de computadores instalados em casas públicas como "cibercafés" e "lanhouses" para dificultar a ação da Receita e da polícia.