Lula vai a Pernambuco e ao Piauí lançar o plano Safra e inaugurar obras

03/08/2005 - 7h17

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (3) as cidades de Garanhuns, em Pernambuco, e Teresina, no Piauí, onde cumpre uma extensa programação. No município pernambucano, primeira parada da comitiva presidencial, Lula participa do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2005/2006, acompanhado dos ministros Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário; Fernando Haddad, da Educação; e Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia.

A cerimônia, às 11 horas, ocorre no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante. O atual Plano Safra conta com R$ 9 bilhões, disponíveis para o financiamento aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Ainda na cidade, o presidente visita a sede provisória do campus avançado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na ocasião, o ministro Fernando Haddad vai inaugurar as obras já edificadas e anunciar o início das aulas das turmas selecionadas no primeiro vestibular da UFRPE na região, que engloba um total de 39 municípios. Inicialmente, foram oferecidas 120 vagas distribuídas pelos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Normal superior. No segundo semestre letivo, mais 120 vão ser colocadas à disposição dos estudantes. Outras duas unidades acadêmicas ainda serão construídas no campus avançado.

Logo após a visita à sede provisória da UFRPE, o presidente viaja para Teresina. A chegada à capital piauiense está prevista para as 15h45. Do aeroporto, Lula vai direto para a Vila Irmã Dulce, onde conhecerá as obras realizadas no bairro. Depois, à noite, será homenageado com um jantar oferecido pelo governador Wellington Dias. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, acompanha o presidente na viagem ao Piauí.