Brasília - O novo presidente da Eletrobrás, o engenheiro Aloisio Vasconcelos, tomará posse amanhã (1º/8), em substituição a Silas Rondeau, que deixou o cargo para ser o titular do Ministério de Minas e Energia. A solenidade de posse será no Salão Nobre do Hotel Glória, no Rio de Janeiro, às 11h.
Mineiro de Ponte Nova, Vasconcelos trabalhou por dez anos na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig): seis como engenheiro e quatro como diretor – primeiro de Comercialização e Distribuição e, depois, na área de Geração e Transmissão. Na estatal, criou a Eficientia, empresa especializada em projetos de eficiência energética. Fora da Cemig, o novo presidente da Eletrobrás foi diretor da Siemens em Minas Gerais e gerente regional da suíça Brown Boveri no estado.
Formado em engenharia mecânica e elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1965, Vasconcelos tem em seu currículo cursos de pós-graduação nos Estados Unidos e na Itália. Sua carreira no setor elétrico, em Minas Gerais, o levou a fazer parte de entidades de classe como a Sociedade Mineira de Engenheiros, da qual foi presidente. O engenheiro também participou - como diretor - da Câmara Internacional de Comércio e do Conselho de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). No plano político, foi deputado federal por duas legislaturas (1987/1990 e 1991/1994).
Vasconcelos passou a integrar a diretoria da Eletrobrás em maio de 2004. Durante sua gestão, foram investidos R$ 30 milhões só em laboratórios para pesquisa em energia elétrica e em convênios com federações estaduais de indústrias e universidades, com o objetivo de melhoria da eficiência energética.
Com informações da Eletrobrás