Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - O mercado brasileiro de previdência privada, seguros e capitalização deverá crescer neste ano em torno de 7%, considerando o comportamento da economia e atual conjuntura. A projeção foi feita pelo presidente da Federação nacional das Empresas de Seguros Privados e capitalização (Fenaseg), João Elísio Ferraz de Campos.
Somente o segmento de seguros deverá se expandir em 10%, enquanto o de capitalização tem incremento previsto de 3%. Quanto ao segmento de previdência privada, a Fenaseg prevê que terá desempenho negativo de 7%. Segundo Ferraz de Campos, a dinamização do mercado de seguros, previdência e capitalização passa pela melhor distribuição de renda no país e, em especial, pelo aumento da renda da população.
Ele informou que o número já leva em conta a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) de 4% para 3,4% este ano, pelo Ministério do Planejamento. E disse acreditar que há espaço para votação e aprovação do projeto de abertura do mercado de resseguros no Brasil ainda no governo Lula.