Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – As importações de produtos chineses cresceram 52,33% de janeiro a junho, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Dados do Sinditêxtil-SP apontam que as exportações cresceram bem menos que as importações no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Um resultado, segundo Cervone, da combinação Câmbio/China. No acumulado de janeiro a junho, o setor têxtil paulista apresentou queda de 33,3% no saldo da balança comercial (exportações menos importações). Foram US$ 5,2 milhões no primeiro semestre deste ano contra US$ 7,8 milhões no mesmo período de 2004.
Na última segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, o secretário-executivo interino do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, disse que não há previsão de data para a aplicação de salvaguardas contra a China. Os decretos que regulamentarão esses mecanismos de comércio exterior, segundo Ramalho, estão sendo preparados na Câmara de Comércio Exterior (Camex).