Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O secretário executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, tomou posse hoje no lugar de Tarso Genro. Haddad, segundo Luiz Inácio Lula da Silva, dará continuidade ao trabalho desenvolvido por Tarso Genro. "O companheiro Fernando Haddad é um dos artífices de nossa política educacional com ampla e profunda formação. Ele assume com forte apoio das lideranças acadêmicas, das entidades do setor da educação e amplos setores da sociedade civil", ressaltou o presidente.
O trabalho do ministro Tarso Genro e de sua equipe foi destacado pelo presidente Lula como fundamental para o sucesso das ações do governo na área da educação, em especial a reforma universitária.
Durante a solenidade, Tarso Genro entregou o anteprojeto da Lei da Reforma da Educação Superior, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
O presidente Lula disse hoje que o anteprojeto da Lei da Reforma da Educação Superior é um "símbolo do padrão das políticas públicas do governo", porque dará oportunidades para todos. "O projeto de reforma universitária defende a valorização da universidade pública, a busca da qualidade do ensino e a democratização do acesso à universidade, além de afirmar o ensino superior como um direito", disse Lula, depois de receber o anteprojeto do ministro da Educação Tarso Genro, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Lula pediu a Fernando Haddad que, junto com reitores e outros segmentos da sociedade, converse com os partidos políticos sobre o anteprojeto da reforma universitária, no Congresso Nacional, já na próxima semana. "É preciso fazer a apresentação da proposta do projeto para cada bancada", afirmou. "Não conversem apenas com os líderes ou com um representante da bancada, porque poderão incorrer num equívoco de discutir com o deputado, que não é o que mais entende da educação das universidades brasileiras."