Cinco partidos lançam manifesto no Rio contra política econômica

28/07/2005 - 19h46

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - Cinco partidos políticos assinaram hoje um manifesto conjunto contra a política econômica do governo federal e as denúncias envolvendo empresas estatais e o Congresso Nacional. Em um ato político, os presidentes nacionais do PDT, Carlos Lupi, do PPS, Roberto Freire, do PSOL, Heloísa Helena, do PCB, Zuleide de Melo, e do PSTU, Zé Maria, distribuíram o documento, chamado de Carta do Rio de Janeiro.

Segundo eles, o objetivo é convocar a população para protestar contra o atual cenário político brasileiro. De acordo com o presidente do PSTU, Zé Maria, o povo pode fazer pressão para que haja uma apuração rigorosa das denúncias. "É preciso que a população saia às ruas e exija uma apuração rigorosa para que isso mais uma vez não acabe em pizza. E quando eu digo apuração rigorosa, digo que ela tem que ser realizada sobre todas as denúncias e sobre todos os envolvidos", disse Zé Maria.

Apesar da mobilização conjunta, os presidentes do PSTU e do PPS, Zé Maria e Roberto Freire, disseram achar improvável que isso resulte em uma coligação visando às eleições presidenciais de 2006. Já o presidente do PDT, Carlos Lupi, mostrou, em seu discurso, disposição em unir os cinco partidos. "Nós, do PDT, somos sonhadores. Trabalhamos para criar uma unidade na diversidade, em cima de um projeto que tenha como prioridade a auto-determinação do povo brasileiro e a defesa intransigente do patrimônio público brasileiro", disse Lupi.