Ex-ministro de Sarney é novo presidente da Fundação Nacional de Saúde

25/07/2005 - 21h22

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – Após a troca de comando no Ministério da Saúde, seguem as mudanças na principal autarquia do órgão, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O novo ministro, Saraiva Felipe, deu posse hoje (25) a Paulo de Tarso Lustosa da Costa como presidente da Funasa.

O novo presidente da Funasa, Paulo Lustosa, é administrador de empresas e especialista em Pesquisa e Planejamento. Ele foi ministro da Desburocratização no governo José Sarney, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e secretário-executivo dos Ministério das Comunicações e da Integração Regional.

Também tomaram posse quatro novos secretários do Ministéiro: José Agenor Álvares da Silva (Secretaria Executiva), José Gomes Temporão (Secretaria de atenção à Saúde), Francisco Eduardo de Campos (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde), Antônio Alves de Souza (Secretaria de Gestão Participativa).

Em seu discurso, Saraiva Felipe defendeu o papel do Ministério na condução do Sistema Único de Saúde (SUS). "É imprescindível termos uma harmonia que ultrapasse fronteiras partidárias. Eu espero que nós tenhamos o compromisso essencial de que o ministério exerça sua missão, como gestor nacional do SUS", defendeu.

"Não faltará a essa equipe a disposição para desenvolvermos um belo trabalho de consolidação do SUS e portanto de nós melhorarmos o atendimento à saúde nos seus vários níveis", afirmou.

Bioquímico, especializado em Saúde, Administração Pública e Planejamento Social, o novo secretário-executivo do Ministério, José Agenor, é servidor de carreira da Saúde há 37 anos. Já exerceu cargos como secretário de Planejamento e secretário-geral adjunto do Ministério da Saúde.

Desde 1995, ele exercia o cargo de gerente de Descentralização das Ações Sanitárias da Anvisa. Antônio Alves de Souza que assumiu a Secretaria de Gestão Participativa, é medico com especialização em Cirurgia Geral e Medicina do Trabalhador. Entre dezembro de 2004 e julho de 2005, ele exerceu o cargo de secretário-executivo do MS.

O novo secretário de Atenção à Saúde, José Gomes Temporão, é médico e ex-diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Temporão também já foi presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Francisco Eduardo Campos assumiu a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Médico e professor universitário, Campos já trabalhou como consultor sênior da Organização Mundial de Saúde.

Saraiva Felipe aproveitou a cerimônia de posse para comentar a atual crise no governo. "Nós temos que superar essa situação de perplexidade a nível no Congresso que funciona em todas as instâncias de apuração. Mas também não justifica o governo ficar numa paralisia e as coisas não andarem e as reformas não serem feitas. O grande prejudicado numa situação como essa acaba sendo o usuário do SUS, o povo em geral", disse.