José Alencar deve se encontrar hoje com Lula para definir reajuste salarial dos militares

25/07/2005 - 18h35

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, deverá se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esta noite para definir o reajuste salarial que será repassado aos militares. A informação é da assessora de José Alencar, Flávia Oliveira.

O vice-presidente anunciou, na semana passada, que o reajuste seria de 23% concedido em duas etapas: 13% ainda este mês e 10% no início de 2006. O acréscimo valeria tanto para ativos quanto para os militares da reserva.

O possível aumento ainda não é o almejado pela categoria. O presidente do Clube da Aeronáutica, Ivan Frota, divulgou um "alerta vermelho" no site da entidade (www.caer.org.br), em que critica a relutância do governo em conceder o pleito.

Em entrevista à Agência Brasil , Frota argumentou que o reajuste "dá a impressão de falta de respeito com os militares". Segundo ele, "há uma sensação de que algo planejado está sendo realizado para provocar um descontentamento muito grande no meio militar".

Ivan Frota afirma ainda que a intenção dos comandantes é evitar reação descontrolada de seus subordinados. "Todas as nossas manifestações públicas são no sentido do equilíbrio. O que estamos fazendo é pedindo para terem calma porque o bom senso vai voltar a imperar, e o governo vai sentir que as forças armadas merecem uma atenção maior", aponta.