Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Central dos Movimentos Sociais coordenou hoje, Dia do Trabalhador Rural, manifestações de pequenos agricultores e trabalhadores sem-terra em todo o país. De acordo com o coordenador do protesto em Pernambuco, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Jaime Amorim, o principal foco das manifestações foi a política econômica adotada pelo governo federal. Nos diferentes estados, os trabalhadores rurais entregaram para as autoridades federais e locais o Manifesto dos Economistas por uma Nova Política Econômica.
"Foi um dia de protesto. Colocamos as críticas ao modelo econômico e agrícola vigente no centro da pauta. É necessário inverter esse modelo que privilegia a produção para exportação e deixa de lado o investimento na produção de alimentos para abastecer o mercado interno", afirma o líder do MST Jaime Amorim, que prevê para ainda esta semana outros protestos e o início de uma intensificação nas ocupações. "Paralelamente à pauta principal, cada região elaborou uma pauta específica de reivindicações sobre a situação dos assentamentos e a falta de apoio ao pequeno agricultor."
O Manifesto dos Economistas por uma Nova Política Econômica, utilizado nos protestos de hoje, foi assinado por 31 representantes de movimentos sociais, funcionários públicos e economistas. O documento propõe um conjunto de dez medidas. Entre elas, a redução da taxa de juros, o aumento do salário mínimo, a recuperação do controle sobre o Banco Central, a recusa à Alca e às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), a realização de auditoria da dívida externa e a paralisação dos leilões de exploração de áreas de petróleo.
A Central dos Movimentos Sociais elegeu o dia 25 de julho como Dia do Trabalhador Rural por ter sido nesta data, em 1824, que o primeiro navio com imigrantes europeus chegou ao Brasil, desembarcando no porto de Paranaguá, no Paraná. Outras organizações da área rural comemoraram esta data no dia 25 de maio e consideram o 25 de julho como Dia do Colono.