Instituto que deu origem à Fiocruz foi criado há 105 anos para produzir soros e vacinas

22/07/2005 - 14h28

Rio, 22/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, será sua primeira unidade industrial de produção de remédios a funcionar, dentro de dois anos, fora do complexo ocupado pela fundação em Manguinhos, na zona norte. A área que será ocupada pela nova fábrica é três vezes maior do que a atual Far-Manguinhos, reconhecida como um dos centros farmacêuticos mais bem equipados da América Latina.

A Fundação Oswaldo Cruz ocupa a região da antiga Fazenda de Manguinhos, hoje cortada pela Avenida Brasil e pela Rua Leopoldo Bulhões, desde 1900, quando o local foi escolhido para a construção do prédio central, chamado de Pavilhão Mourisco, do Instituto Soroterápico Federal, criado em 25 de maio daquele ano, com o objetivo de fabricar soros e vacinas contra a peste. Em 1902, o instituto passou a se dedicar à pesquisa e à medicina experimental, principalmente depois que o sanitarista Oswaldo Cruz assumiu a direção do órgão.

A mudança de rumo foi decisiva porque, em 1903, o médico foi nomeado diretor-geral de Saúde Pública, transformando Manguinhos em base para suas campanhas de saneamento, especialmente no Rio de Janeiro, que sofria com surtos e epidemias de peste bubônica, febre amarela e varíola. Apesar de enfrentar oposição da população, como na Revolta das Vacinas, em 1904, o sanitarista conseguiu vencer resistências. O trabalho desenvolvido fez com que a instituição recebesse, em setembro de 1907, a medalha de ouro na Exposição Internacional de Higiene, do 4º Congresso Internacional de Higiene e Demografia, na Alemanha.

Em 1908, o Instituto Soroterápico Federal foi rebatizado como Instituto Oswaldo Cruz e não mais se restringiu ao Rio de Janeiro, então capital do país, mas colaborou para a ocupação do interior do país, com os pesquisadores realizando expedições científicas que permitiram acordos internacionais. Os levantamentos promovidos pelos cientistas geraram debates e contribuíram para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em, 1920.

Após a Revolução de 30, o Instituto foi transferido para o recém-criado Ministério da Educação e Saúde Pública e, nas décadas de 50 e 60, defendeu o movimento para criação do Ministério da Ciência.

A Fundação Oswaldo Cruz foi instituída em 1970, reunindo o Instituto Oswaldo Cruz, a Fundação de Recursos Humanos (posteriormente Fundação Nacional de Saúde Pública) e o Instituto Fernandes Figueira (IFF), que é referência nacional no tratamento materno-infantil e de reconhecimento internacional em aleitamento materno.

Atualmente, a Fiocruz reúne 16 institutos, sendo que seis deles funcionam fora de Manguinhos, como o Instituto Fernandes Figueira, no bairro de Botafogo; Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, em Pernambuco; Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, na Bahia; Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, na Amazônia; Centro de Pesquisa René Rachou, em Minas gerais, e o Instituto de Biologia Molecular, desenvolvido em parceria com o governo do estado do Paraná.