Médicos realizam primeiro implante de células-tronco em doente cardíaco em Pernambuco

21/07/2005 - 9h12

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Médicos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz realizam hoje, às 14 horas, o primeiro implante no estado de células-tronco da medula óssea em um paciente que tem cardiopatia crônica provocada pelo mal de Chagas. De acordo com o cardiologista Wilson Alves de Oliveira Júnior, coordenador da equipe do Oswaldo Cruz, esse tipo de procedimento inovador só foi realizado até agora em 35 pacientes em todo o país.

O beneficiado é o agricultor José Cláudio, de 32 anos, que mora no município de Jaboatão dos Guararapes. Ele precisou se afastar do trabalho por causa da doença. O Oswaldo Cruz tem 1.800 pacientes cadastrados no ambulatório em tratamento do mal de Chagas.

O cardiologista explicou que o procedimento consiste em retirar as células-tronco adultas da medula óssea do próprio paciente, separá-las e injetá-las no coração por um cateter. "A idéia é que as células-tronco recuperem as células que foram lesadas e melhorem a função cardíaca. Sabemos que o implante não vai curar o doente, mas vai melhorar a qualidade de vida dele", esclareceu. O médico informou que os benefícios da intervenção serão avaliados em três anos, mas a melhora começa a ficar evidenciada em 30 dias.

O procedimento será supervisionado pelo médico Antônio Carlos Campos, do Instituto Nacional de Cardiologia, do Rio de Janeiro, que conduz um experimento científico nacional de terapia celular para tratamento de doenças do coração. A pesquisa, que visa a substituir os transplantes pela terapia com células tronco, envolve cerca de 40 instituições, 3 mil portadores de doenças do coração e conta com recursos de R$ 13 milhões do Ministério da Saúde.