MEC inicia implantação de 10 universidades e 36 campus de ensino superior no interior do país

21/07/2005 - 18h12

Lilian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma das prioridades do Ministério da Educação (MEC) é a "interiorização da educação superior". A informação é do secretário executivo Fernando Haddad. Para cumprir essa meta, o ministério iniciou um processo de implantação de 10 universidades e 36 campus avançados em diversas cidades do interior do País.

A Universidade Federal do ABC é a que possui o projeto mais ambicioso: terá capacidade para mais de 20 mil estudantes em todas as áreas de formação. A sede será em Santo André (SP). Além de São Paulo, municípios de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia também terão centros de ensino e pesquisa.

Fernando Haddad conta que existem outros 30 projetos em estudo. "Estes projetos são irreversíveis e independem da sucessão presidencial porque eles contam com o apoio das comunidades locais para sua realização", avalia.

Mas esse plano tem um custo alto. Isso porque, segundo o secretário, a maior parte das universidades não possui uma estrutura física adequada. "Construir uma universidade nem sempre é simples, porque muitas vezes exige a construção do prédio. Mas isto já esta em franca operação. Este ano são quase R$ 100 milhões investidos em novos equipamentos. E, no ano que vem, o presidente Lula já autorizou R$ 140 milhões", revela.