Alencar diz que militares reivindicam apenas reposição parcial das perdas salariais

20/07/2005 - 12h22

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, afirmou que o reajuste reivindicado pelos militares é apenas uma reposição parcial da remuneração da categoria. "A proposta não significa nenhum aumento para os militares, significa uma recuperação parcial das perdas", disse Alencar. A proposta discutida ontem (19) com a equipe econômica do governo é que o reajuste seja de 23% concedido em duas etapas: 13% ainda este mês e 10% em 2006.

José Alencar afirmou que a reunião de ontem teve o objetivo apenas de discutir a proposta de reajuste e que nenhuma contra-proposta foi apresentada pela equipe econômica. Na sexta-feira (22), será realizada uma nova reunião sobre o assunto.

Após participar de cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Santos-Dumont, Alencar disse que está "esperançoso" quanto à concessão do reajuste. "Do ponto de vista da remuneração média, os militares têm a mais baixa de todas as categorias", defendeu.

Segundo o vice-presidente, as negociações estão levando em conta a necessidade dos militares e as possibilidades orçamentárias do governo. "Estamos trabalhando, obviamente, compreendendo as razões do Ministério da Fazenda, do Ministério do Planejamento em relação às questões orçamentárias, porém, estamos procurando encontrar uma solução", explicou.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, disse que os militares estão definindo com o governo a partir de que data será feito o cálculo das perdas salariais. "A equipe econômica ainda não afirmou nada que seria viável. Viável seria 'zero por cento'. Para a equipe econômica, seria o ideal", disse o comandante.