Especial 1 - Como guiar-se para abrir uma franquia

19/07/2005 - 6h38

Daniel Merli e Keite Camacho
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A palavra não é muito conhecida, mas, com certeza, você já viu muitas delas pelas áreas comerciais de sua cidade. Toda vez que algum empresário aluga uma marca para vender um produto ou serviço está participando de uma franquia.

Cerca de 90% das franquias são de empresas brasileiras e o setor já representa 1,7% de todas as riquezas nacionais – o chamado Produto Interno Bruto (PIB).

Em meio a tantos números positivos, há algumas exceções. Uma delas é Joaquim Francisco, dono de algumas franquias para revelação de fotografia no interior de São Paulo. Ele próprio aponta algumas dicas de como evitar problemas no contrato com a empresa que cede a marca – o franqueador.

Uma nova lei está sendo elaborada para regular o setor. O texto, que está para ser encaminhado à Casa Civil, tenta tornar mais segura a abertura de novas franquias. A série especial que a Agência Brasil apresenta esta semana vai tratar do assunto.