Começa a reunião dos ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

19/07/2005 - 6h32

Brasília - A 10ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) começa hoje, em Luanda (Angola), com a participação do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Os trabalhos prosseguem até amanhã (20).

O objetivo é discutir a situação política na Guiné-Bissau e as propostas a serem levadas pela CPLP à Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, que ocorrerá em Tunis (Tunísia), em novembro. Também serão discutidos a ratificação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e o projeto de reforma do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Haverá ainda negociações entre o Mercosul e os países em desenvolvimento da CPLP e exame da proposta de criação de um fundo de investimentos para o desenvolvimento das atividades do Conselho e do Fórum empresariais da CPLP.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi criada em 17 de julho de 1996. Integram o organismo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A presidência da CPLP é exercida atualmente por São Tomé e Príncipe.