Luciana Vasconcelos
Enviada especial
Luanda – O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim participa da 10ª reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza hoje e amanhã em Luanda, na Angola.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe e atual presidente da organização, Ovídio Manoel Barbosa Pequeno, disse durante a abertura que "não há dúvidas" de que a CPLP é uma realidade cada vez mais visível, e isso começa ganhar projeção.
"A CPLP, organização de estado, começa aproximar-se cada vez mais do cidadão, buscando seu envolvimento pleno nas atividades da organização, pondo em marcha projetos de cooperação com incidência direta nas vidas das nossas populações", afirmou ele.
O ministro São Tomé e Príncipe pediu ainda à Comunidade empenho em ajudar Guiné-Bissau para que o segundo turno das eleições presidenciais ocorra de forma pacífica. "A CPLP deve estabelecer um programa específico de apoio à Guiné Bissau." Desde o conflito de 1998 e 1999, Guiné-Bissau se encontra mergulhada num clima de instabilidade política, que impedem a consolidação das estruturas democráticas.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Ela foi criada em 1996.