Tesouro faz operação internacional para troca de títulos da dívida externa

18/07/2005 - 12h03

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tesouro Nacional começou hoje a operação internacional de troca do título da dívida externa C-Bond, com o objetivo de melhorar o perfil de pagamentos futuros. A nota do Tesouro não especifica, mas isso significa que os papéis, com vencimento em 2014, serão trocados por títulos com prazo de vencimento superior, com vistas a promover o "alongamento" da dívida.

De acordo com o Tesouro, serão emitidos títulos sem cláusula de recompra antecipada e com cronograma de amortização semelhante ao do C-Bond, e o prazo será definido em leilão. Emitido em 1994, no valor total de US$ 7,4 bilhões para vencimento em abril de 2014, o Capitalization Bond (C-Bond) previu resgates semestrais a partir de 2004. Ainda restam US$ 5,6 bilhões em C-Bond no mercado.

De acordo com informação recente do secretário do Tesouro, Joaquim Levy, a troca deveria acontecer porque as condições de mercado se mostravam favoráveis. Principalmente depois que o país concluiu, no mês passado, o cronograma de captações externas previsto para o ano em curso, e o principal título da dívida externa brasileira estava cotado acima de 100% do seu valor de face.