MDS capacita responsáveis por projetos de cozinha comunitária do Norte e Nordeste

18/07/2005 - 16h58

Recife, 18/07/2005 (Agência Brasil - ABr) - Profissionais do Norte e Nordeste, responsáveis pelos projetos de cozinha comunitária, restaurantes populares e bancos de alimentos estão sendo capacitados nesta capital por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo a nutricionista do MDS Aline Melo Nascimento, o objetivo do projeto é formar uma rede de multiplicadores de conhecimento para oferecer alimentação saudável à população beneficiada pelo programa Fome Zero.

O projeto está sendo realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Aline Nascimento esclareceu que a proposta não é disponibilizar somente o alimento à população de baixa renda, mas também oferecer qualidade nutricional e promover saúde como um direito humano.

De acordo com a nutricionista, a insegurança alimentar se caracteriza tanto pela desnutrição quanto pela obesidade, que provoca outras doenças, como diabetes, hipertensão e infarto do miocárdio.

Entre os temas abordados no curso, que tem duração de oito dias, estão a segurança alimentar e a promoção de práticas saudáveis de alimentação, para gestantes, crianças e idosos.

Desde 2003, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome já financiou a construção de 32 restaurantes populares. Aplicou também R$ 5 milhões em convênios para instalação de bancos de alimentos e R$ 5 milhões no Projeto de Cozinhas Comunitárias.