Rio, 18/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor, vereador Dionísio Lins (PP), anunciou que a partir de amanhã (19) estará aberta uma linha telefônica especialmente para atender aos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no estado que se sintam lesados em operações de crédito consignado – os empréstimos para desconto em folha.
Pelo telefone 0800-285-2121, os aposentados poderão fazer denúncias à Comissão da Câmara e reivindicar seus direitos. Dionísio Lins citou em especial o caso dos juros e da propaganda enganosa: "Entrarei com ação no Ministério Público para fazer ressarcir e cessar os efeitos da diferença entre os juros anunciados e os realmente descontados". E acrescentou que existe a intenção de tornar esse serviço nacional.
O coordenador da Comissão, Fernando José Saiago, alertou que os aposentados devem procurar se inteirar de todas as normas previstas no contrato antes de acertarem qualquer tipo de empréstimo, uma vez que em geral "os bancos ficam totalmente amparados".