Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica(Procel), da Eletrobrás, inicia nos próximos meses (setembro ou outubro) testes em todos os modelos de ventiladores de teto comercializados no país. O objetivo é incluir os equipamentos na lista de eletrodomésticos que detêm o Selo Procel de eficiência energética, a partir de 2006.
O Chefe da divisão de Planejamento e Conservação de Energia da Eletrobrás, Marcos Lima, disse que a finalidade é sinalizar para o consumidor residencial qual o equipamento que consome menos energia. "Então, o Selo é uma etiqueta que mostra para o consumidor quem consome menos. Ao longo dos anos, você vai ter equipamentos que consomem menos energia, reduzindo os impactos ambientais. Essa é a idéia", afirmou. A expectativa é que até o final do ano os produtos já comecem a ser etiquetados com níveis de eficiência. A partir de maio/junho de 2006, a meta é já informar ao mercado quais os aparelhos que consomem menos energia.
O processo para os testes foi iniciado no último dia 6, durante reunião realizada em São Paulo. Participaram representantes do Procel e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e 12 fabricantes de ventiladores.
Marcos Lima explicou que o trabalho envolve várias etapas, que são iniciadas com a etiquetagem do equipamento, isto é, sua classificação de A (mais eficientes) a G (menos eficientes). Após a realização de testes, ensaios e medição, o Selo será concedido apenas aos aparelhos mais eficientes, ou seja, "só para aqueles que estão no nível A e que representam hoje cerca de 20% do mercado". Os resultados da classificação serão remetidos ao Laboratório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), que irá comprovar a excelência da eficiência, informou Lima.
O chefe de Divisão da Eletrobrás lembrou que a participação dos fabricantes de ventiladores no processo é voluntária. Atualmente, 16 categorias de eletrodomésticos possuem o Selo Procel, entre os quais refrigeradores, freezers, lâmpadas, condicionadores de ar.