Porto Alegre, 15/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Rio Grande do Sul poderão, a partir da próxima semana, usar os telecentros municipais de Porto Alegre para acessar os serviços da Previdência Social pela Internet.
A parceria foi acertada hoje entre o superintendente do INSS no estado, Delmar Joel Eich, o gerente-executivo do instituto, Ângelo Rigoni, e o secretário-adjunto de Direitos Humanos e Segurança Pública da Prefeitura, Paulo Hendges. Eich explicou que independentemente da greve dos servidores, o trabalho facilitará o acesso a pessoas que não possuem computador, "desafogando as agências".
Nos telecentros montados pelo município, é gratuito o acesso à Internet. Até o final do mês, 25 telecentros estarão funcionando nos bairros mais carentes da capital, informou o superintendente, que espera também abrir na próxima semana a agência central do INSS, para atendimento do setor de benefícios. Para isso, acrescentou, será necessária a concordância dos servidores que fazem o trabalho interno nas sete agências que estão fechadas na capital.