Jovens agricultores fazem manifestação em Porto Alegre por mais recursos

15/07/2005 - 12h00

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Jovens agricultores do Rio Grande do Sul protestam em frente à delegacia regional do Ministério de Desenvolvimento Agrário, no centro da capital gaúcha. O ato público, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura gaúcha (Fetag) marca o Dia Estadual da Juventude Rural.

Uma comissão de representantes dos mais de mil jovens que participam da 1ª Marcha Estadual da Juventude Rural está reunida com o delegado federal do ministério no estado, Nilton Pinho de Bem, para reivindicar mais recursos para os programas de crédito fundiário e para o Pronaf Jovem, entre outras propostas.

Segundo a secretária da Fetag, Lisiane Cunha, a idéia é chamar a atenção das autoridades sobre meio ambiente, agroindústria familiar, educação, sucessão rural e a desburocratização dos programas de crédito fundiário para que seja facilitado o acesso aos Programas Nossa Primeira Terra e ao 1º Crédito e Consolidação da Agricultura Familiar (CAF). Ela disse que a expectativa é o anuncio de liberação de recursos para cerca de 2 mil jovens que têm processo na delegacia do ministério para a compra de terra no estado.

A educação, em especial a certificação das Casas Familiares Rurais e o acesso à universidade pública, e a abertura do debate da construção de uma política de sucessão constam da pauta da juventude. "Estamos iniciando um processo de negociação da juventude para que melhorem as condições de vida no campo. Inicialmente a proposta é avançar nas demandas do Grito da Terra em âmbito nacional e estadual", explicou Lisiane.