Lucas Parente
Da Agência Brasil
Brasília - A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe conseguiu ultrapassar em mais de 13% a meta de imunizar 70% dos brasileiros com mais de 60 anos. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o Brasil está entre os países com maiores índices de vacinação de idosos.
"Nós queríamos vacinar pelo menos 70% dos maiores de 60 anos que existem no Brasil, que é a recomendação internacional, mas atingimos 83,93%, mais de 13 milhões de pessoas vacinadas. Isso garantiu ao Brasil seguramente um dos maiores índices de cobertura vacinal contra a gripe no mundo", afirmou Jarbas Barbosa.
Ele disse que todas os estados conseguiram superar a meta, demonstrando que as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão trabalhando com responsabilidade. Os estados da região Norte foram os que alcançaram o maior percentual: 92,09%. Os da região Sudeste chegaram a 81,12%.
A gripe é uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias. Nos idosos, quando a gripe se agrava, pode ocasionar doenças que podem levar à morte, como a pneumonia. Estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe reduz à metade a mortalidade entre idosos.
Desde 1999, quando a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começou, milhões de pessoas com mais de 60 anos foram vacinados no Brasil. Neste ano, o Ministério da Saúde investiu mais de R$ 120 milhões na campanha.