Técnicos do MDA tirarão dúvidas sobre crédito fundiário no Maranhão

14/07/2005 - 19h37

Bianca Paiva
da Agência Brasil

Brasília - Com o objetivo de qualificar e capacitar técnicos que acompanharão os agricultores do Maranhão interessados em financiar suas terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), foi assinado convênio hoje entre a Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema).

Até o final do ano, cerca de 5 mil famílias serão beneficiadas com o programa, que prevê repasse inicial de R$ 195 mil. Os técnicos deverão tirar as dúvidas dos agricultores sobre as propostas de financiamento e a documentação necessária para receber o benefício.

O PNCF integra o Plano Nacional de Reforma Agrária e permite incorporar terras que não podem ser desapropriadas. Para o presidente da Fetaema, Domigos Paz, a implantação do programa inicia um processo capaz de reverter a alta concentração de terras em mãos de poucas pessoas no estado. "No Maranhão, a concentração de terra ainda é uma das causas do empobrecimento das comunidades rurais. Com o crédito fundiário, as comunidades podem ser assentadas em áreas que não poderão ser desapropriadas, mas adquiridas por meio da compra direta", disse.