Brasília - Termina hoje (14) o prazo para o envio de propostas de consultorias ao Projeto de Cooperação Técnica de Fortalecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o Planejamento Estratégico do Agronegócio. As consultorias vencedoras irão desenvolver estudos e banco de dados sobre oito cadeias produtivas do agronegócio brasileiro: milho; carne bovina; florestas plantadas e madeira; flores e mel; frutas e produtos orgânicos; algodão e produtos têxteis; agroenergia e soja.
Um dos objetivos do projeto é facilitar a elaboração do planejamento estratégico do agronegócio brasileiro e o plano de ações do ministério. Além disso, a iniciativa visa apoiar a definição, formulação e acompanhamento da agenda de trabalho das Câmaras Setoriais e Temáticas do Conselho Nacional do Agronegócio (Consagro), tais como carne, leite, avicultura, açúcar e álcool, fruticultura, entre outras.
Após o término do processo licitatório, as consultorias terão um prazo de 90 dias para desenvolver os trabalhos. Os estudos serão publicados e distribuídos a um público selecionado e o banco de dados ficará disponível para consulta, até o final do ano, no site do Mapa. Os requisitos necessários para a participação no processo de licitação podem ser obtidos no site do Instituto Interamericano de Cooperação Técnica (IICA).