Relator diz que existe possibilidade de Luiz Gushiken ser convocado pela CPI dos Correios

13/07/2005 - 17h59

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga denúncias de corrupção nos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse hoje (13) que a comissão pode convocar o secretário de Comunicação e Gestão Estratégica (Secom), Luiz Gushiken, para explicar os critérios para assinatura de contratos de publicidade com as estatais e a participação da Secom nas comissões especiais de licitação.

"Pela manifestação da maioria dos integrantes da CPI, é inevitável que isso [convocação de Luiz Gushiken] aconteça", disse. Segundo Serraglio, as investigações realizadas pela CPI indicam que praticamente todos os contratos de publicidade de estatais dependiam do aval da Secom. "Por isso, é possível que ele tenha que vir", afirmou o parlamentar.

A Secom pode participar das comissões de licitações, conforme determinação legal. Mas sua presença restringe-se à análise das propostas técnicas apresentadas. A licitação, a assinatura, a execução e o acompanhamento dos contratos são de responsabilidade exclusiva do órgão ou entidade que faz o contrato.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) diz que considera importante que Luiz Gushiken deponha na CPI dos Correios, porém mais adiante. "Antes dele, outras pessoas deveriam prestar esclarecimentos, como o secretário-adjuto da Secom, Marcus Flora", disse.