Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o colóquio "Brasil: ator global", às 11 horas, na Universidade de Sorbonne, em Paris (França). Em seguida, participa de almoço com empresários brasileiros e franceses no restaurante Le Pré Catelan. Na ocasião, o empresário Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, será condecorado pelo governo da França com a medalha "Legion d’Honneur".
No fim da tarde, Lula vai à sede do Conselho Econômico e Social, onde faz palestra no encerramento do Foro Franco-brasileiro da Sociedade Civil. O evento, que integra a programação do Ano do Brasil na França, discute os modelos de agricultura familiar e de desenvolvimento rural sustentável, o direito à cidade e a função social da cidade, o papel da economia solidária em prol da segurança e soberania alimentar e os novos mecanismos de financiamento do desenvolvimento e a diplomacia não-governamental.
O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Chico Menezes, participou ontem (12) da abertura dos trabalhos. A partir das 19 horas, o presidente brasileiro encontra-se com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë; participa de recepção na prefeitura parisiense e de jantar oferecido por Delanoë no mesmo local. Logo depois, Lula segue para a Praça da Bastilha. Às 22 horas, assiste à apresentação de artistas brasileiros e franceses durante o Baile da Cidade, um dos eventos comemorativos da Data Nacional Francesa, a ser celebrada amanhã (14).