Europeus podem conhecer na França diversidade da cultura brasileira, avalia coordenadora

13/07/2005 - 16h35

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – A coordenadora de relações do Ano do Brasil na França, Moema Salgado, afirma que os eventos realizados naquele país permitem aos europeus conhecer melhor a cultura brasileira. "Os eventos culturais em toda a França vão permitir que os franceses e europeus em geral conheçam um Brasil mais moderno, a sua diversidade cultural", afirmou Moema em entrevista à Rádio Nacional AM (Brasília).

Desde 1985, a França promove temporadas culturais estrangeiras para homenagear diferentes países e este ano o Brasil é o país homenageado. De março a dezembro, estão sendo realizados mais de 500 eventos culturais, além de várias atrações turísticas e comerciais.

Entre os eventos e mostras organizados na França, Moema destaca a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas comemorações do 14 de julho, que marca a queda da Bastilha. "O convite feito pelo presidente Jacques Chirac ao presidente Lula, para assistir aos desfiles de 14 de julho, demonstra a importância política que o Ano do Brasil na França está tendo, além da importância cultural".

De acordo com Moema, a Agência de Promoção e Exportação do governo federal (Apex/Brasil), "tem demonstrado estudos interessantes sobre o aumento das exportações feitas para a França desde o início do Ano do Brasil na França". Dados da Apex apontam que as exportações brasileiras para a França, nos primeiros quatro meses de 2005, cresceram 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 782 milhões.

Segundo a coordenadora, os brasileiros são considerados pelos franceses como "muito festivos, interessantes, e ricos em termos de diversidade". Ela conta que um estudo quantitativo da imprensa francesa escrita constata que, de janeiro a abril, foram publicadas mais de cinco mil notas e matérias sobre o Brasil.

A população pode obter mais detalhes sobre a programação do Ano do Brasil na França no site www.bresilbresils.org