Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros, se reúne às 3 horas da tarde com os líderes partidários para definir os nomes quer vão compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai investigar o suposto pagamento de mesada a parlamentares, a CPMI do Mensalão.
Também deverão ser discutidas as medidas que devem ser tomadas para que as várias comissões instaladas tenham as condições necessárias para funcionar. A oposição defende que sejam criadas sub-relatorias na CPMI dos Correios para que as investigações sejam concentradas naquela comissão. Regimentalmente, Renan Calheiros considera difícil transformar as comissões dos Bingos e do Mensalão em sub-relatorias da CPMI dos Correios. "O mais importante é a eficácia e os resultados das investigações", afirma o presidente do Senado.
O presidente da CPMI dos Correios Delcídio Amaral, se disse preocupado com o grande numero de comissões. "Vamos perder o foco e acabar não investigando nada", afirmou. Segundo ele, há o risco, por exemplo, de apurar e diagnosticar de forma diferente casos assemelhados. "Acho que precisamos avaliar com muita ponderação esse enxame de CPIs e procurar dar um tom mais pragmático, para que efetivamente essas CPIs funcionem e mostrem os resultados que o público espera ", afirmou.