Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Waldir Pires, reafirmou que vai apresentar ainda hoje o resultado da auditoria realizada na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Ele não quis adiantar detalhes do trabalho, mas disse que os auditores encontraram irregularidades. "Há indícios de irregularidades em três setores: na compra de impressoras portáteis, na aquisição e distribuição de medicamentos e na área de correio noturno postal", afirmou.
Segundo Waldir Pires, as irregularidades estão vinculadas aos mecanismos de preço das licitações, como por exemplo determinados procedimentos "que não se justificam" que suprimem a capacidade de abrir o leque das licitações para todo mundo. "De repente, há uma cláusula que restringe de tal jeito, que é quase uma idéia marcada: vai ser para fulano ou para beltrano", revelou. O ministro acrescentou que a auditoria questiona o motivo dessa atitude, que praticamente define a compra para uma ou outra empresa. "Isso não pode ocorrer", afirmou.
Waldir Pires disse que o resultado da auditoria será encaminhado ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas da União, à Policia Federal e à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aberta para apurar as denúncias de corrupção nos Correios. As declarações foram feita durante a solenidade de posse do novo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.