Paulo Mesquita
Da Voz do Brasil
Brasília - Pesquisadores, agentes de saúde indígena e a sociedade brasileira terão acesso a informações sobre as populações indígenas, por meio da Rede Nacional de Estudos e Pesquisas em Saúde dos Povos Indígenas (Renisi) organizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A Renisi traz informações como localização das aldeias, dialeto e número de habitantes das populações de cada Distrito Sanitário Especial. Esses dados vão auxiliar pesquisadores e agentes de saúde a trocarem informações para melhorar o atendimento nas aldeias.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Alexandre Padilha, esse é um dos objetivos mais importantes da rede. "Essa troca de informações, de idéias entre pesquisadores e meio acadêmico era uma necessidade já identificada pela Funasa. E um fator importante é ter a participação das lideranças indígenas nesse processo, para podermos valorizar o conhecimento tradicional e respeitar essa tradição."
Para ter acesso às informações da Renisi basta acessar o site www.funasa.gov.br/renisi. A rede é aberta a toda a população, mas para participar das discussões propostas é necessário fazer um cadastro gratuito.