Fipe: inflação em São Paulo é negativa pela terceira semana seguida

12/07/2005 - 9h39

Fábio Calvetti
Da Agência Brasil

São Paulo – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), continua a registrar deflação no município de São Paulo. A primeira quadrissemana de julho teve variação negativa de preços de 0,13%, após registrar menos 0,20% no índice fechado de junho. É a terceira semana seguida que o índice da Fipe registra deflação.

O recuo foi causado pela queda dos preços ligados à Alimentação, único grupo apurado pela Fipe que teve deflação na primeira quadrissemana de julho. A variação no período foi de –1,43%, contra –1,39% em junho. Os gastos com transporte ficaram estáveis nesta primeira prévia. Em junho eles registraram deflação de 0,11% em razão da boa oferta dos dois tipos de álcool combustível, hidratado e anidro.

Pela décima semana consecutiva, o grupo Saúde liderou a alta do IPC com inflação de 0,73%. Os outros itens tiveram as seguintes variações na primeira quadrissemana de junho: Despesas Pessoais (0,38%), Habitação (0,26%), Educação (0,23%) e Vestuário (0,18%).

O IPC mede semanalmente a variação dos gastos de famílias com renda até 20 salários mínimos na cidade de São Paulo.