Sistemas de avaliação do ensino são tema de conferência continental

11/07/2005 - 19h50

Diego Freire
Da Agência Brasil

Brasília - Pesquisadores e gestores de países como México, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Chile, Argentina e Brasil, começaram a discutir hoje os sistemas de avaliação do ensino básico (Saeb) e o do ensino superior (Sinaes) utilizados pelo governo brasileiro, na 1ª Conferência da Associação de Avaliação Educacional das Américas (AAEA). O encontro vai até quarta-feira (13), na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília.

Os resultados serão usados pelo Ministério da Educação nos estudos para a criação de novos sistemas de avaliação, após a troca de conhecimentos na área e a integração entre pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos no setor. Segundo o vice-presidente da conferência, Joaquim Neto, com o sistema de avaliação é possível "saber se o ensino oferecido por um estado ou um país está dando certo e descobrir as qualidades e os problemas, para podermos atuar na melhoria do sistema".

O diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff, lembrou que o objetivo desse sistemas de avaliação é planejar a expansão nos estudos com qualidade. Para ele, será necessário desenvolver melhorias nas avaliações de ensino, principalmente nas faculdades particulares. "Aqui no Brasil existem muitas faculdades particulares, algumas boas, mas muitas delas muito fracas, e assim devemos nos unir para melhorar a qualidade e criar mais chances de os brasileiros irem à escola", disse.

A meta do governo federal, acrescentou, é matricular, até 2011, 30% da população de baixa renda no ensino superior, o que significa mais 50 mil estudantes.