Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Programa Universidade para Todos (ProUni), sancionado no mês passado, "marca definitivamente um novo patamar de educação no Brasil". Ele lembrou, em seu programa de rádio quinzenal Café com o Preisdente, que o ProUni vai facilitar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior.
Além do ProUni, Lula também destacou como ações promissoras de seu governo para a educação superior a extensão das universidades federais no interior do país, principalmente nas regiões mais pobres. "Da mesma forma que nós estamos aumentando os campi, estamos fazendo extensões das universidades federais, estendendo um braço dela para o interior. Nós estamos fazendo 31 extensões".
Lula informou que regiões como os vales do Jequitinhonha e do Mucuri terão, em breve, "um braço" da Universidade Federal de Minas Gerais. O sertão de Pernambuco e o Recôncavo Baiano também contarão com instituições publicas de ensino superior, informou o presidente. "Nós estamos criando condições de fazer com que todo o território nacional seja coberto com extensões de universidades federais para que o nosso jovem tenha oportunidade de estudar", disse.
O ProUni concede bolsas de estudos integrais e meia-bolsa para estudantes de cursos de graduação e cursos seqüenciais de formação específica. As instituições privadas de ensino que aderirem ao programa – com bolsas para alunos – terão a contrapartida de isenção fiscal. O aluno que quer concorrer ao ProUni precisa ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além de ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral, o aluno tem de comprovar renda familiar, por integrante da família, de até um salário mínimo e meio (R$ 450). A bolsa é integral para esta faixa. Quem tiver renda familiar, por integrante, superior a 1,5 salário e menor que três salários mínimos, pode concorrer a uma bolsa de 50%. Os alunos do ProUni que têm bolsa parcial podem concorrer, cumulativamente, ao Financiamento Estudantil (Fies).