Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, ao comentar as atuais denúncias de corrupção no país, que cabe ao PT "dar o exemplo de que o bom exemplo vem de dentro de casa". Lula afirmou, durante encontro com sindicalistas no Palácio do Planalto, que serão punidos todos os que tiverem cometido delitos, sejam do PT ou de qualquer instituição pública. "Ao PT, que nasceu num momento histórico muito importante, cabe ter um gesto exemplar de não ter medo de investigar a sua própria casa para dizer à sociedade brasileira o que está acontecendo", disse.
Depois de ter recebido votos de solidariedade de representantes de movimentos sindicais para manter a governabilidade do país, o presidente Lula garantiu que seu governo não terá medo de investigar. "Eu nunca brinquei em serviço. Não importa que seja um amigo ou um adversário. Não importa que seja o meu partido ou um partido adversário. Não importa que seja o meu sindicato ou outro sindicato qualquer. O que importa é que temos de ser honestos", destacou.
Segundo Lula, da mesma forma que todos os que tiverem cometido delitos serão penalizados, os que estiverem certos terão de ter atestado de idoneidade. "Porque no Brasil as pessoas sabem colocar na cruz, mas tirar da cruz não tiram, mesmo que a pessoa seja inocente", disse.
Ele lembrou que não cabe ao presidente da República condenar ninguém antecipadamente. "O que o Presidente da República tem, deve e pode fazer é facilitar, para que tudo que for denunciado e que tiver indícios de provas possa ser investigado com toda a transparência possível". Lula acrescentou que só desta forma "iremos consolidar as instituições e fazer com que a sociedade possa pegar gosto e participar da vida política do país".