Estudantes do ensino médio de Pernambuco terão centros de excelência

11/07/2005 - 8h43

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Cerca de 2,5 mil estudantes do ensino médio, da rede estadual de ensino de oito municípios de Pernambuco serão beneficiados com a instalação de centros de ensino de excelência.

A execução do projeto, que vai demandar investimentos de R$ 3,5 milhões, será viabilizada com a assinatura de convênio, hoje (11), às 10 horas, entre a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação - formado por representantes da iniciativa privada - e prefeitos das cidades beneficiadas.

De com Marilene Montarroyos, gerente de projetos pedagógicos, da secretaria, os alunos vão receber instruções em tempo integral das 7h30 às 17 horas, além de noções de cidadania. Ela informou que a idéia é disponibilizar atividades diferenciadas, visando à melhor preparação para a vida e o mercado de trabalho.

Cada unidade vai ser dotada de sistema de gestão descentralizado, biblioteca, laboratórios de informática, idiomas e ciências. Os prédios onde os centros irão funcionar, a partir de fevereiro do próximo ano, serão cedidos pelas prefeituras, com exceção de Petrolina e Garanhuns, que vão ser cedidos pelo governo estadual.

A meta da Secretaria Estadual de Educação para os próximo três anos é atender 10 mil alunos nos centros de ensino experimental. Entre as cidades favorecidas com a iniciativa estão Arcoverde, Caruaru, Abreu e Lima, Palmares e Timbaúba.